terça-feira, 2 de junho de 2020

Transtorno de aprendizagem: DISORTOGRAFIA

É um transtorno específico da aprendizagem com prejuízos na expressão escrita. É considerado uma dificuldade no uso da ortografia (não necessariamente na grafia). Até o 2° ano do ensino fundamental é comum que as crianças façam confusões ortográficas, porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não está dominada por completo. Porém, após essas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente é importante que o professor esteja atento, pois pode se tratar de uma disortografia.

Características: problemas ortográficos quanto a:
  • Precisão da ortografia;
  • Uso da gramática e pontuação;
  • Falta de clareza;
  • Falta de organização da escrita;
  • Falta de estruturação e composição de textos escritos, etc.
A importância da identificação da disortografia está relacionada principalmente na busca contra o fracasso escolar, pois o aluno com disortografia, por não obedecer às regras gramaticais por conta do déficit acaba tendo prejuízos nas demais disciplinas. 

Intervenções:

  • Focada nas atividades que visem o apoio e exercícios do uso das letras aos seus respectivos sons, visando trabalhar com os aspectos referentes a causas de origem perceptiva, intelectual, linguística, afetivo-emocionais e pedagógicas;
  • Uso de recursos visuais para estimular a memória visual, com quadros, letras do alfabeto, números, famílias silábicas, material concreto, etc.
  • Exercícios de distinção de noções espaciais básicas como: direita/esquerda, cima/baixo, frente/trás, etc.

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