ESCRITA BRAILLE
A consciência da escrita engloba um conjunto de conhecimentos incorporados pelas crianças, antes mesmo de saber ler, pela simples observação ou imitação do fazer de outras crianças e dos adultos. Por isto, é necessário prover o ambiente escolar e familiar com os instrumentos e os suportes de comunicação escrita produzidos pela via do tato e criar estratégias que favoreçam a exposição natural da criança com cegueira ao Código Braille, de forma lúdica e prazerosa (ex. usar etiquetas de identificação em Braille nos objetos, brinquedos, utensílios e material escolar). A escrita Braille pode ser usada para a sinalização de portas, mobiliário, escaninhos e outras possibilidades de referenciais de rotina da escola.
O ensino do Braille deve ser introduzido gradualmente no contexto das atividades preliminares à leitura, considerando os interesses, as habilidades e as necessidades das crianças com cegueira. O tato deve ser estimulado desde cedo, com atividades sensoriais com texturas variadas, pois não é tarefa fácil sentir e fazer a leitura dos pontinhos.
Para as crianças com cegueira um ambiente favorável à alfabetização deve provocar a exploração dos sentidos remanescentes, notadamente o tato e a audição, porque elas não têm as mesmas possibilidades de entrar em contato direto, casual e espontâneo com a leitura e a escrita.
O Espaço Aprender é um blog que visa trazer conhecimentos a profissionais da educação e pais que se interessem pelo maravilhoso universo da aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Notícias
Olá pessoal!! Ando meio sumida né? Desculpem, aconteceram muitas coisas por aqui e precisei dar um tempo. Em breve estarei migrando este bl...
-
🌺No tema desta semana irei abordar sobre estratégias pedagógicas para pessoas com paralisia cerebral. Aqui irei relatar algumas abordagens ...
-
Algumas habilidades ( psicomotoras, perceptivas, atencionais, raciocínio lógico, etc.) das crianças precisam ser estimuladas, e os jogos sã...
-
ESCRITA BRAILLE A consciência da escrita engloba um conjunto de conhecimentos incorporados pelas crianças, antes mesmo de saber ler, pel...
Nenhum comentário:
Postar um comentário