segunda-feira, 11 de maio de 2020

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

"Caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual da pessoa e no seu comportamento adaptativo, habilidades práticas, sociais e conceituais" (AAMR, 2002).

🌼As pessoas com deficiência intelectual podem apresentar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e na linguagem, dificuldades na aprendizagem, memorização, consciência corporal, noção espacial, etc. 

🌼É necessário desenvolver a autonomia desses indivíduos, pois muitos também podem apresentar dificuldades no autocuidado, dificuldades para entender comandos e comportamento infantilizado.

🌼A prática do professor voltada para os alunos com deficiência intelectual deve ser planejada levando em consideração os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.

🌼Cabe ao professor especializado planejar, executar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem, e complementar a formação do aluno, de forma a eliminar as barreiras que impeçam sua participação no espaço escolar com autonomia e independência. 

🌼O professor deve organizar situações de aprendizagem a partir dos interesses do aluno com deficiência intelectual, estimulando-o a construir seu conteúdo mental.

🌼O professor deve ainda fazer adaptações curriculares e de materiais e recursos que sejam adequados às necessidades educacionais desses alunos, sempre buscando progressos para as dificuldades encontradas.

🌼Atendimento Educacional Especializado é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos.( BRASIL, 2008). 

🌼O professor do AEE deve elaborar um Plano de Desenvolvimento Individualizado ( PDI) criando estratégias para aprendizagem e desenvolvimento desses alunos levando-se em consideração suas peculiaridades e condição cognitiva. 

🌼O professor deve organizar situações de aprendizagem, oportunizando exercícios intelectuais que instiguem o pensamento abstrato. Uma sugestão é a simulação de situações com utilização de material concreto, como por exemplo, uma simulação de compra no supermercado, com objetos e dinheiro de brinquedo. 

🌼O raciocínio lógico também deve ser estimulado através de atividades de sequência lógica e de cálculo com e sem material concreto. 

🌼 Propor atividades que provoquem a imitação e o jogo simbólico, favorecem o desenvolvimento das estruturas intelectuais; e o contato com as mais variadas formas de comunicação possibilitam o entendimento e ampliam o vocabulário.

🌼Algumas atividades de estimulação também devem fazer parte do cotidiano, como coordenação motora, percepção, atenção, raciocínio lógico, etc.

🌼Vygotsky afirma que é fundamental focar as potencialidades dos sujeitos com deficiência intelectual (DI) e não na reabilitação dos defeitos. Este indivíduo deve ser estimulado a explorar o mundoe a interagir com o outro, através dos jogos e brincadeiras. 

🌼De modo geral , o aluno com DI possui dificuldade para perceber características de objetos, fenômenos e ações. O professor deve oferecer um atendimento individualizado que estimule áreas do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo. 

🌼 Coordenação motora: a educação psicomotora é indispensável, pois estabelece conexão importante entre aspectos afetivos e cognitivos. A coordenação manual é a habilidade de executar com precisão a coordenação dos olhos e das mãos. Nas atividades de escrever, arremessar uma bola com a mão, de desenhar, de recortar, são os olhos que dirigem os movimentos das mãos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atividades de alinhavo, de encaixe, de movimentos de pinça são excelentes aliados neste processo. Nas fotos acima estão algumas sugestões de recursos e atividades.






🌼 Percepção visual: "Na percepção visual, a criança por meio da visão percebe de uma só vez a imagem do objeto na sua forma mais completa" (PARANÁ, 1999). Portanto, é através do centro nervoso que chegam ao cérebro os estímulos visuais luminosos, cores, formas, tamanhos, possibilitando a discriminação dos detalhes. 

🌼Segundo Braun (1986) discriminação visual é a "capacidade de comparar objetos, identificando semelhanças e diferenças de detalhes; prepara para posterior fase da discriminação de símbolos abstratos; diferença entre letras, palavras, etc. É mais fácil perceber o que é diferente do que aquilo que é semelhante". Fonseca (2008) define discriminação visual como sendo a distinção entre figuras, letras, formas, números, etc., classificando-as; e considera percepção visual a capacidade de percepção, interpretação e integração do que os olhos veem.

🌼Sem essa percepção a criança pode apresentar dificuldades no processo de alfabetização, pois não consegue manter a direção dos olhos, o que pode acarretar em pular frases ao ler, confundir letras como d e b, f e t, h e b, etc., leitura lenta e muitos erros ortográficos. 

🌼Sugestão de atividades para se trabalhar discriminação visual:



🌼 Atenção: a capacidade de sustentar, selecionar e executar tarefas forma a rede de atenção. Dessa maneira, a atenção fixa e relaciona inúmeros estímulos, vindos das mais diversas fontes e por período de tempo variável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌼Para a aprendizagem, o conhecimento do desenvolvimento da atenção permite ao educador criar condições para motivar e propor atividades que despertem interesse nos alunos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌼Algumas atividades são importantes recurso pedagógico para estimular a atenção. Nas fotos acimas temos algumas sugestões, como criar uma sequência simples com contas coloridas para que o uno reproduza a sequência. Pode ser feito no palito, no cordão ou até mesmo com papel colorido. Começar com sequência simples, com duas cores, e gradativamente ir aumentado o nível de dificuldade.




⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte dos textos: Estratégias lúdicas na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, Paraná, 2013. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias

 Olá pessoal!! Ando meio sumida né? Desculpem, aconteceram muitas coisas por aqui e precisei dar um tempo. Em breve estarei migrando este bl...