De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), artigo 9°, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e brincadeiras, experiências nas quais as crianças podem construir e apreender conhecimentos por meio de suas atitudes e convívio com seus pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
Pensando no desenvolvimento integral das crianças a BNCC propõe 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram condições para que as crianças possam desempenhar papel ativo em situações de aprendizagem, construindo conhecimento e significado sobre o mundo a sua volta:
- Conviver com outros, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro.
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- Participar ativamente, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela.
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências vivenciada.
Campos de experiências
Os campos de experiência são:
- O eu, o outro e o nós: através da interação com os pares as crianças constroem seu próprio modo de agir, sentir, pensar e descobrir o mundo a sua volta. Constroem percepções e questionamentos sobre si e os outros, reconhecendo-se como ser único, e constroem sua autonomia e senso de autocuidado.
- Corpo, gestos e movimentos: explorar o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, utilizando o seu corpo como forma de linguagem, por meio dos sentidos, gestos, movimentos, dança, música, teatro, brincadeiras.
- Traços, sons, cores e formas: vivenciar diversas formas de expressão e linguagens como as artes visuais ( pintura, modelagem, colagem, fotografia), música, teatro, dança. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens criando suas próprias produções artísticas com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagem, manipulação de diversos materiais e recursos.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, na escuta de histórias, nas conversas, nas narrativas, etc. As experiências com a literatura infantil estimula a imaginação e amplia o conhecimento de mundo, e o convívio com estes textos escritos, fazem com que as crianças construam hipóteses de escrita com rabiscos e garatujas, e posteriormente letras.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: as experiências com o mundo físico ( natureza), os espaços em que estão inseridas ( rua, bairro, cidade), o tempo (dia, noite, ontem, hoje, etc.), proporcionam para as crianças desde cedo contato com os números e formas geométricas, e essas experiências inseridas na educação infantil ampliam o conhecimento matemático (contagem, ordenação, quantidades, dimensões, medidas, etc.).
Objetivos de aprendizagem
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Os objetivos de aprendizagem de acordo com a BNCC para bebês de zero a 1 ano e 6 meses, sugerem atividades que contemplem a ampliação de experiências sensoriais e corporais, através de interações e brincadeiras. O contato com a música, a dança, as histórias, são fundamentais para o desenvolvimento da expressão e da linguagem da criança nessa faixa etária. Todas as atividades devem ser apresentadas de forma lúdica para despertar o interesse e curiosidade dos bebês e ao mesmo tempo a construção do conhecimento, autonomia e identidade.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Nesta faixa etária é importante aplicar atividades que trabalhem com a identidade infantil e o autoconhecimento. Propor contato com diferentes espaços, sujeitos, objetos e brinquedos. Proporcionar experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens, gêneros e formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Possibilitar o convívio com suportes e gêneros textuais orais e escritos, através de narrativas, apreciações e interações. Dar espaço para o desenvolvimento da curiosidade e da capacidade de observação das crianças, propondo e organizando atividades de observação da natureza que os rodeia.
Crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses).
As atividades desenvolvidas com as crianças de 4 e 5 anos devem estimular o desenvolvimento da autonomia, no autocuidado relacionados a higiene, alimentação e aparência. A criança deve explorar todas as possibilidades de utilização do corpo, através de brincadeiras, danças, manuseio de objetos e materiais. Deve agir com respeito ao próximo, valorizando a característica do outro. Explorar sons produzidos por materiais diversos, instrumentos e o próprio corpo, reconhecendo as propriedades e qualidades do som. Através da oralidade, expressar ideias, desejos e sentimentos. Através de livros ter contato com textos escritos, fotos, desenhos, imagens, e levantar hipóteses em relação a linguagem escrita, realizando registro de palavras e textos por meio da escrita espontânea. Relacionar números às suas respectivas quantidades. Observar e relatar mudanças que ocorrem na natureza, como clima, fenômenos naturais, transformações feitas pelo homem.
Sugestões de atividades.
- Espelhos: permitem que a criança conheça a si mesma, seu corpo, sua imagem. Também é possível dançar, fazer caretas, rabiscar, pintar.
- Brincadeiras: circuitos trabalham a coordenação motora e expressão corporal. Faz de conta estimula a criatividade e imaginação.
- Experiências sensoriais: exploração com água, terra, areia, gelo, massinha, garrafas sensoriais,etc.
- Linguagem: Confecção de fantoches e marionetes para contação de histórias, teatro, pinturas faciais.
- Artes: pintura e colagem com diversos materiais. ( Pintar com os dedos, pincéis, espuma, cotonete, etc). Criar um autorretrato com colagem
- Música: ouvir músicas com estilos variados, criar música com instrumentos, objetos e o próprio corpo
- Matemática: Utilizar o calendário como recurso de contagem de tempo, trabalhar com jogos numéricos, trilha ou percurso
- Natureza: contato com pequenos animais (formigas, joaninhas, coelhos, etc), cuidar de plantas, jardins, hortas, fazer tintas com ingredientes naturais como café, açafrão, urucum, etc. Fazer colagem com folhas, pétalas, gravatas. Trabalhar com coleta seletiva e preservação ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário