trazem oportunidades para que ela se constitua como sujeito singular, e para que se socialize, aprenda e cresça.
A família é o primeiro lugar de interação da criança, e também seu primeiro ambiente
de desenvolvimento. É muito importante a relação família/escola no desenvolvimento
infantil, pois o ambiente escolar juntamente com a família tem o dever de saber lidar com os diferentes valores, atitudes e conflitos, de ordem familiar e escolar.
A relação de parceria entre o professor e a escola é importante para que a criança se
sinta integrada ao grupo familiar e ao grupo escolar. O vínculo professor-criança deve trazer segurança para a criança, possibilitando o desenvolvimento de habilidades (cooperação, percepção, confiança, entendimento, etc.). O educador deve agir como mediador, e interagir junto com a criança, instigando sua forma de brincar e sua compreensão de mundo.
A interação entre crianças, nas , são momentos de profundo desenvolvimento, pois despertam diversas percepções e ações, como cooperação, imitação, representação, disputa e brigas, e também é uma forma de expressar seus sentimentos e emoções.
Todos esses modos de interação produzem aprendizado, seja no ambiente familiar ou
escolar,contribuindo na construção da identidade e autonomia, e para um melhor
desenvolvimento afetivo e social da criança.
“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do
todo”.
Friedrich Froebel
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