segunda-feira, 20 de abril de 2020

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete significativamente as áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na 4° edição do DSM (Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais) de 1994 o autismo permanecia como um dos transtornos globais do desenvolvimento, já na 5° edição a mudança foi significativa, foi criada uma nova categoria mais abrangente, e no lugar de Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou seja, o DSM agrupou os 5 transtornos existentes (Transtorno global do desenvolvimento, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno desintegrativo da infância, Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação)  em um único, chamado agora de Transtorno do Espectro Autista, representado pela sigla TEA.

Algumas características desse transtorno são:
  • Prejuízos na comunicação oral e não verbal;
  • Dificuldades sociais
  • Dificuldades em compreender expressões faciais de sentimentos e afetos;
  • Comportamentos estereotipados;
  • Interesses limitados;
  • Dificuldades em mudanças de rotina.
Algumas dificuldades que influenciam o desenvolvimento escolar:
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades nas habilidades básicas;
  • Pensamento simbólico limitado;
  • Dificuldades para imaginar e elaborar fantasias, organizar o tempo e desenvolver atividades de forma espontânea;
  • Dificuldades de entendimento das normas sociais (fazer saudações, fazer perguntas, esperar a sua vez);
  • Não compreendem frases com duplo sentido, brincadeiras, linguagem, metafórica;
  • Dificuldades em estabelecer relações de amizade e afeto.
  • Não interpreta textos.
O indivíduo com TEA na escola:
  • A escola deve auxiliar na inclusão de todas as crianças na sociedade. Estratégias devem ser elaboradas tendo em mente as necessidades individuais desse aluno;
  • O currículo deve potencializar o desenvolvimento integral do aluno, a sua aprendizagem e a capacidade de conviver de forma produtiva e construtiva na sociedade;
  • As adaptações curriculares devem ser elaboradas levando em consideração os objetivos a serem alcançados, critérios e procedimentos de avaliação, a partir da necessidade específica de cada aluno;
  • As ações docentes devem ser cuidadosamente fundamentadas em critérios : "o que o aluno deve aprender? Como e quando aprender? Como e quando avaliar esse aluno?
Sobre tratamento:
 Teixeira (2016) destaca 15 principais intervenções utilizadas no tratamento do transtorno do espectro autista:
  • Orientação familiar e psicoeducação;
  • Enriquecimento do ambiente;
  • Medicação;
  • Terapia cognitivo-comportamental;
  • Treinamento em habilidades sociais;
  • Método ABA;
  • Fonoaudiologia;
  • Terapia ocupacional;
  • Terapia de integração sensorial;
  • Método TEACCH;
  • Método PECS;
  • Método Floortime;
  • Mediador escolar;
  • Esportes;
  • Grupos de apoio.

Sobre o tema, Mello (et al, 2013) explica que a intervenção para as pessoas com TEA, deve ser guiada por objetivos mensuráveis que permita avaliar os resultados. Para o autor, o trabalho multidisciplinar no tratamento de pessoas com autismo envolve profissionais de diversas áreas como fonoaudiologia,psicologia, fisioterapia, pedagogia, psiquiatria, terapia ocupacional e entre outros.

Sabe-se que hoje algumas técnicas comportamentais e educacionais trazem benefícios, uns grandes números de casos apresentam níveis de recuperação satisfatório, ressaltando mais uma vez a necessidade de um diagnóstico precoce e o papel da escola, que é fundamental para a sociabilidade dessas pessoas (CUNHA, 2009).

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