Segundo Braun (1986) discriminação visual é a "capacidade de comparar objetos, identificando semelhanças e diferenças de detalhes; prepara para posterior fase da discriminação de símbolos abstratos; diferença entre letras, palavras, etc. É mais fácil perceber o que é diferente do que aquilo que é semelhante".
Fonseca (2008) define discriminação visual como sendo a distinção entre figuras, letras, formas, números, etc., classificando-as; e considera percepção visual a capacidade de percepção, interpretação e integração do que os olhos veem.
Sem essa percepção a criança pode apresentar dificuldades no processo de alfabetização, pois não consegue manter a direção dos olhos, o que pode acarretar em pular frases ao ler, confundir letras como d e b, f e t, h e b, etc., leitura lenta e muitos erros ortográficos.
Por isso é muito importante que a estimulação da percepção visual aconteça desde a mais tenra idade. A educação infantil é um ótimo espaço para que as crianças sejam estimuladas de forma lúdica e prazerosa.
Abaixo temos uma sugestão de atividade para estimular a discriminação visual:
Fonte do texto: Catálogo "Os desafios da Escola Publica paranaense na Perspectiva do Professor PDE - Produções Didático Pedagógicas Volume 2, edições de 2008 e 2014.
Vídeo de Ariane Elias, aplicação em aluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário