segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

 Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles:

  • Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência. No entanto, a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.

  • Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. Pense nas possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação a quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida.

  • Maturação neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurobiológico que a criança de 2, 3 anos não tem. Observe como ela segura o lápis.

  • Meio: O conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir ou descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida.

Referência: Curso de Desenvolvimento Humano e Educação - UEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias

 Olá pessoal!! Ando meio sumida né? Desculpem, aconteceram muitas coisas por aqui e precisei dar um tempo. Em breve estarei migrando este bl...