quinta-feira, 10 de setembro de 2020

A importância do brincar na educação Infantil

É através da brincadeira que a criança constrói sua cultura lúdica; são as suas experiências lúdicas, iniciadas pelas primeiras brincadeiras do bebê, que irão constituir esse universo cultural lúdico. Não nascemos sabendo brincar, as brincadeiras e os jogos são aprendidos com os mediadores desses conhecimentos. Nesse sentido a brincadeira pode ser um instrumento prazeroso de aprendizagem. Há muitos benefícios nas atividades lúdicas, tanto pela dimensão da diversão e prazer, como um fim em si mesmo, quanto pela dimensão da aprendizagem, como recurso pedagógico. Através dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem inúmeras habilidades e incorporam e questionam as regras e os papéis sociais que são a elas apresentados. 

A brincadeira deve ocupar lugar de destaque na prática pedagógica. Mas deve-se atentar para a forma como a brincadeira está inserida no ambiente escolar, pois de acordo com Loro (2010) "o brincar e o brinquedo (ação e objeto), ao ser transformado em instrumento pedagógico pelas pedagogias modernas, acabaram por aprisionar, controlar e regular os sujeitos envolvidos impondo significados. É no brincar que a criança constrói simbolicamente sua realidade e recria o existente, a partir de ações cotidianas".

Ainda existe grande insegurança por parte dos educadores em como inserir a brincadeira no contexto educacional. Muitas vezes a brincadeira acontece como forma de premiação às crianças que acabaram a lição ou aos horários de intervalo e final do período. É preciso ampliar a visão a respeito da importância do brincar, e inseri-lo no cotidiano escolar em toda a sua diversidade, como nas brincadeiras livres, pelo prazer do fazer, conforme suas motivações, permitindo novas criações e decisões acerca dos papéis que vai assumir ou representar.

 Dos 4 aos 5 anos, a criança estará, teoricamente, na modalidade da Educação Infantil; essa é uma idade rica para o aprendizado. Nesse período, os pequenos gostam de mostrar o que sabem fazer, suas conquistas vindas das superações dos desafios que se apresentam em seu cotidiano; é uma fase de curiosidades e descobertas; é quando eles experimentam o prazer de brincar junto com outros indivíduos, crianças ou adultos.

De acordo com Tisuko Kishimoto o brincar é direito da criança. Os brinquedos e objetos devem estar ao alcance da criança para que ela tome a decisão de escolher qual brinquedo ela quer. Através do brinquedo e da brincadeira a criança está aprendendo novas formas, cores, texturas, domínio espacial, etc. Na educação infantil as crianças estão na fase da imitação, de reproduzir na brincadeira suas vivências, ou seja, de brincar de faz de conta. Está claro aqui a importância do brinquedo e da brincadeira para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, e infelizmente muitas escolas deixam de lado o brincar e priorizam somente a parte pedagógica, e cada vez mais cedo a maior preocupação é alfabetizar. 


Referências:

Texto: Brincando para aprender ou aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche

https://www.youtube.com/watch?v=0al1A_UBdWA

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil vol. 1.

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