De acordo com o DSM-V, o transtorno específico da aprendizagem está ligado ao desenvolvimento com uma origem lógica que é a base das anormalidades do nível cognitivo as quais são associadas com manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações com eficiência e exatidão.
O CID-10 esclarece que a etiologia dos Transtornos de aprendizagem não é conhecida, mas que há uma suposição de primazia de fatores biológicos que interagem com fatores não-biológicos. É importante dizer que os transtornos não podem ser consequência de :
- Falta de oportunidade de aprender;
- Descontinuidades educacionais resultantes de mudança de escola;
- Traumatismos ou doença cerebral adquirida;
- Comprometimento na inteligência global;
- Comprometimentos visuais ou auditivos não corrigidos.
Acredita-se na origem dos transtornos de aprendizagem a partir de distúrbios na interligação de informações em várias regiões do cérebro, os quais podem ter surgido durante o período de gestação.
Os documentos apresentam basicamente três tipos de transtornos específicos: o transtorno da leitura, o transtorno da matemática e o transtorno da expressão escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário