quinta-feira, 21 de maio de 2020

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Compreendem uma inaptidão específica na leitura, escrita, ou matemática. É importante que o psicopedagogo entenda como se dá o processo de aprendizagem e conheça as características dos transtornos, para que a intervenção possa ser elaborada de maneira a atender a necessidade individual de cada aluno, minimizando suas dificuldades, e oportunizando novos conhecimentos.

De acordo com o DSM-V, o transtorno específico da aprendizagem está ligado ao desenvolvimento com uma origem lógica que é a base das anormalidades do nível cognitivo as quais são associadas com manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações com eficiência e exatidão.

O CID-10 esclarece que a etiologia dos Transtornos de aprendizagem não é conhecida, mas que há uma suposição de primazia de fatores biológicos que interagem com fatores não-biológicos. É importante dizer que os transtornos não podem ser consequência de :

  • Falta de oportunidade de aprender;
  • Descontinuidades educacionais resultantes de mudança de escola;
  • Traumatismos ou doença cerebral adquirida;
  • Comprometimento na inteligência global;
  • Comprometimentos visuais ou auditivos não corrigidos.
Acredita-se na origem dos transtornos de aprendizagem a partir de distúrbios na interligação de informações em várias regiões do cérebro, os quais podem ter surgido durante o período de gestação.

Os documentos apresentam basicamente três tipos de transtornos específicos: o transtorno da leitura, o transtorno da matemática e o transtorno da expressão escrita.

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